A dor do parto normal

Dor do Parto Normal

Sempre que eu perguntava como era a dor do parto, ninguém sabia me explicar de forma efetiva. Ouvi de uma grande amiga que a dor era semelhante a um abraço de urso. Como se um urso estivesse rasgando a sua barriga. Bom, eu nunca passei pela experiência do urso… como é que eu iria saber? E como é que ela sabe? Risos a parte, eu encontrei uma forma mais palpável de descrever a dor do parto.

A dor se inicia, de fato, como uma cólica. Lá no início do trabalho de parto, é uma cólica mais forte que te impede de falar durante, mas não te deixa maluca. Dói, mas suportável. Quando a dor chega ao insuportável e, pra mim, foi aos 8cm, é uma dor diferente. Além da cólica, a dor é no colo do útero. A sensação é de que vai explodir/rasgar, junto com uma pressão muito forte na região perianal.

Eu tenho endometriose e, durante a menstruação, as vezes sinto dores ao urinar/evacuar que são no colo do útero. É a mesma dor só que em intensidade e duração maior.
Diferentemente de outras mulheres, eu não sentia dor na barriga. Só essa dor no colo do útero e baixo ventre + a pressão perianal.
Pra mim, não foi suportável, mas algumas mulheres a suportam. Creio que ela se manifeste de forma diferente para cada mulher e de intensidade diferente também.