Com quantos meses eu estou?

Tenho recebido algumas dúvidas repetidas quanto a contagem da gestação: Quantos meses são X semanas?

Os médicos e profissionais de saúde contam a gestação por semanas, mas nós mortais, por outro lado, contamos a gestação como aprendemos na escola: 9 meses!
Se você for boa de matemática, vai contar um mês a cada 4 semanas + 2 dias como eu um dia contei, mas está errado! No final, as contas não vão bater.  Mas, afinal, como é que se conta???

Primeiramente, é preciso fazer uma explicação quanto ao marco inicial para a contagem da gestação.  Muitas mães pensam que as semanas de gestação se contam a partir da data da concepção, ou seja, se estou grávida de 4 semanas,  há 4 semanas atrás aconteceu a concepção … Não!
Vamos lá: a gravidez se conta a partir da data da última menstruação (para mulheres com ciclos regulares de 28 dias).  Ou seja, a concepção acontece duas semanas depois do início da gestação. Mulheres grávidas de 4 semanas, estão efetivamente com bebezinho dentro delas há 2 semanas.
Isso fará toda diferença lá na frente.

E quando pela DUM (data da última menstruação) eu estou com 9 semanas, mas pela ultra eu estou com 8? Qual está certa?
As ultras realizadas antes da 12ª semana são mais precisas do que contar pela DUM, pois os bebês se desenvolvem de forma parecida neste período e é bem capaz que você tenha tido uma ovulação tardia. Ou seja, confie na idade gestacional feita pela primeira ultra que tinha batimento cardíaco, desde que feita com menos de 12 semanas.

Voltando ao assunto, a gestação é contada em semanas, sendo que as duas primeiras semanas são “vazias” sem bebê. Bom, aprendido isso, fica a dúvida:  de quantos meses eu estou?
Pela lógica, pensaremos que com 4 semanas temos um mês; com 8 semanas 2 meses; com 12 semanas 3 meses… e não está errado! Nestas datas completamos os meses mesmo, massssss e o intervalo? Quando estamos com 10 semanas, com quantos meses estamos? a resposta automática seria 2 meses e meio, massssssss dois meses e meio não existe! Então, diz-se que estamos no terceiro mês (mas 3 meses não é só com 12 semanas??). Veja a tabela a seguir:

semanas e meses

Mas como assim? 3 meses não é só com 12 semanas???? Vamos a uma explicação mais fácil:

Pense que amanhã é seu aniversário e você completará 28 anos. Hoje você tem 27 anos e 364 dias. Amanhã você completará 28 anos.
Depois de amanhã você terá 28 anos e um dia. Então, você estará dentro do seu 29º ano de vida, pois 28 anos você já viveu.. juntando dias e meses pra completar 29 anos. No mundo obstétrico, não existe 2 meses e 1 dia. Então quando você faz 2 meses com 8 semanas, no dia seguinte entrará no 3º mês que será completado com 12 semanas. Entendeu?
Então quando te perguntarem quantos meses você está (com 13 semanas), você não dirá que está com 3 meses, nem que está com 4 meses, mas sim que está no quarto mês de gestação. 🙂

Complicado, né? Por isso, nem tento traduzir os meses.. respondo em semanas e quando alguém pergunta os meses, falo assim “uns 4 meses”… e pronto! Ou então falo: “olha, ela está prevista pra nascer em julho”  e deixo a pessoa fazer as contas! rs

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.